Segundo relatório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agronegócio brasileiro tem seu presente e futuro demarcados pela era da informação. Isso implica dizer que elementos como tecnologia avançada e inovação são fortes aliados na busca pelo aumento de produtividade e eficiência.
O relatório, denominado Visão 2030: o futuro da Agricultura Brasileira, observa que independente do segmento de atuação no agronegócio, os empreendimentos deverão, cada vez mais, intensificar suas produções para atender a demanda de consumidor e mercado, uma vez que o estudo aponta o crescimento populacional, até 2030, de 230 milhões de pessoas, no Brasil, e 8,5 bilhões de pessoas no mundo.
Nesse cenário, além das tecnologias de praxe (máquinas de cultivo, ordenha, etc), teremos também uma maior presença de tecnologias digitais, como sensores e automação. A tendência é que agricultores e empresários do setor passem a compreender como a inovação pode agregar valor aos seus empreendimentos.
Segundo o diretor-executivo de inovação e tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, até 2025, o Brasil vai injetar cerca de 25 milhões de dólares no setor e conclui que não haverá futuro para o agronegócio sem o digital.
Diante desse contexto promissor, este artigo visa apresentar soluções de Tecnologia da Informação que podem ser aplicadas para impulsionar o crescimento do setor, pontuando como a TI no agronegócio, quando bem estruturada e com as tecnologias adequadas, pode contribuir bem mais para o aumento da produtividade e alcance de resultados estimados.
Desafios da TI no agronegócio
O relatório da Embrapa ainda indica alguns desafios que empreendimentos do agronegócio vêm enfrentando na sua relação com a tecnologia. O primeiro deles é a sustentabilidade, onde é apontado como desafio a adoção de tecnologias que não sejam degradantes e nocivas ao meio ambiente.
O estudo também indica que outro desafio é aumentar a conectividade do setor, embora alguns empresários já estejam nesse caminho. Tanto pequenos quanto grandes empreendedores do setor buscam atualizar-se e já utilizam dispositivos móveis na gestão do negócio.
Falando em conectividade, as áreas rurais enfrentam o problema de uma conexão ineficiente e instável que não permite uma comunicação contínua entre dispositivos e programas
Por fim, a questão da segurança de dados também se mostra como um entrave e precisa ser repensada, pois é primordial no uso de tecnologias mais avançadas que digitalizem processos que os negócios possam identificar e sanar violações aos dispositivos conectados.
Ainda no quesito da segurança de dados, é uma demanda e desafio do setor de TI no agronegócio melhorar a aquisição de dados e supervisão das operações agrícolas em tempo real, bem como promover a plena transformação digital dos empreendimentos que já tem sido chamado de smart farming.
Gestão do ambiente de tecnologia com a Algar Tech
A primeira etapa na busca pelo aprimoramento da infraestrutura de TI e tecnologias no agronegócio é buscar parceiros que tenham conhecimento especializado e experiência no mercado.
A Algar Tech, por exemplo, atua há 22 anos no mercado oferecendo soluções tecnológicas que otimizam os processos de gestão e ajudam negócios do segmento agro a pensarem em possibilidades de aumento de suas cadeias produtivas por meio de tecnologias de alto nível.
Diante dessa experiência, vamos te explicar como a Gestão de Infraestrutura de TI pode revolucionar seu negócio agro.
Gestão de Infraestrutura de TI para agronegócio
O seu agronegócio ainda está preparado para migrar para a nuvem, mas almeja ter uma gestão de TI mais focada em ter subsídios para o crescimento, garantir estrutura compatível e ininterrupta com a demanda da rede atual e futura, inclusive durante operações mais complexas e consideradas críticas?
A gestão de Infraestrutura de TI da Algar Tech pode oferecer tudo isso para a sua empresa. A nossa gestão de TI para agronegócio é pautada em quatro eixos: centro de gerenciamento, centro de inteligência de TI, Tecnologias Suportadas e Serviços Profissionais.
- Centro de Gerenciamento: monitora 100% o ambiente online e TI, garantindo a continuidade do negócio e consegue economizar até 15% dos gastos com administração e TI.
- Centro de Inteligência de TI: disponibiliza recursos para atendimento, comanda iniciativas para a transformação digital, aloca recursos de forma eficaz.
- Tecnologias Suportadas: oferece mais de 600 profissionais especializados em gestão de TI, com gestão de ambientes realizada de forma presencial e remota, dando mais dinamismo ao processo.
- Serviços Profissionais: reduz em até 25% a ocorrência de incidentes e em até 35% o tempo de resposta na resolução destes, com suporte avançado, entregando aumento na produtividade de TI.
Em suma, o gerenciamento de TI com auxílio da Algar Tech pode conquistar, além da já mencionada redução de custo, aumento de competitividade, segurança e confiabilidade nos processos, automação e acompanhamento em tempo real.
Como vimos, a inovação pode ser uma forte aliada do setor de agronegócio que tem pela frente um futuro com boas expectativas de crescimento de produção, segundo a Embrapa.
Para otimizar os processos e atender às demandas que virão, cabe ao empreendedor avaliar e adotar ferramentas de gestão de TI que dinamizam e controlam melhor toda a rotina agro, dando suporte nas várias etapas da produção à entrega do produto.
Gostou do conteúdo? Fale com um especialista da Algar Tech para avaliar a sua infra de TI e saber como as nossas tecnologias podem impactar na melhoria da performance do seu negócio.