Empresas que trabalham com ambientes on premise na sua infraestrutura de TI necessitam de equipes robustas para garantir o seu bom funcionamento. Por vezes, esse trabalho não só se torna mais oneroso para a empresa como mais suscetível a falhas, uma vez que o ambiente on premise exige uma série de configurações, monitorias e muitas vezes intervenções menos automatizadas para garantir a sua disponibilidade.
De outro lado, existem empresas que já optam por sua infraestrutura de TI e sua gestão na nuvem justamente com o objetivo de otimizar o tempo e aumentar a produtividade da equipe, bem como reduzir o custo com gastos operacionais e de manutenção.
Isso significa o fim das equipes de TI em ambientes on premise? Não. Significa um gerenciamento de forma diferente, uma evolução com alto uso de IA, automação e muito mais ágil, com foco em resultado e alinhado à cultura e aos objetivos das empresas, deixando a maior parte da função operacional da TI a cargo da nuvem, enquanto a equipe de TI pode ser cada vez mais estratégica.
Se isso ainda não é palpável na realidade da sua empresa, nós vamos te explicar como o gerenciamento de serviços na nuvem pode otimizar a sua infraestrutura de TI. Leia!
O que é gerenciamento de infraestrutura de TI na nuvem
O gerenciamento da infraestrutura de TI na nuvem consiste na gestão da operação em serviço de nuvem, de forma proativa e segura, e sem depender de estrutura física. Ou seja, maior utilização de plataformas e serviços como código, tendo o hardware abstraído.
Para que esse gerenciamento se torne possível, é preciso que a migração dos serviços para nuvem seja o mais planejada possível.
Por conta disso, as organizações recorrem a empresas especializadas nesse serviço tanto para realizar diretamente essa migração e o gerenciamento, como também para treinar a suas equipes para gerirem as infraestruturas migradas para cloud.
Como o gerenciamento na nuvem otimiza a infraestrutura de TI
Uma TI que consiga compreender os serviços em cloud e explorar bem todas as suas potencialidades olhando para o negócio, consegue gerar bons resultados como:
Otimização de custos
Já mencionamos que a nuvem ajuda a otimizar custos, através de automações e modernizações, devido à facilidade que as nuvens públicas propiciam. Além disso, a nuvem traz elasticidade, dando a possibilidade do contratante pagar o que utilizar, evitando empresas de comprar hardwares e possuir equipamentos ociosos na sua estrutura on premise.
Aumento de competitividade
Com a adoção da nuvem na empresa, a agilidade dos processos e entrega de produtos e serviços aumenta a competitividade da empresa, tornando-a mais interessante, moderna e forte no mercado em que atua. O gerenciamento de TI na nuvem tende também a aumentar a abrangência e capacidade de atendimento a demandas.
Mais segurança e confiabilidade
Também já mencionamos que o fator segurança é uma das principais vantagens da cloud, pela automatização dos serviços que reduz a vulnerabilidade a falhas humanas, além do leque de funcionalidades visando segurança. Cabe aos prestadores de serviços monitorar periodicamente e garantir compliance do ambiente.
Flexibilidade
A flexibilidade da nuvem também significa economia de custos, uma vez que ela permite a contratação dos serviços sob demanda, de acordo com a sua necessidade. Por exemplo: lojas de e-commerce que, em períodos sazonais, precisam de mais estrutura para dar conta do volume de acessos e compras que serão realizadas em seus sites.
Serviços integrados
Consiste justamente na junção dos vários serviços já mencionados em um só pacote, a possibilidade e maior facilidade para integrar. Tudo isso garante otimização para a empresa e aumento da produtividade, a partir de uma visão ampla de como as aplicações estão operando em seu negócio, e permitindo alterações de acordo com a necessidade.
Quais são as vantagens do gerenciamento em cloud
Diante do que foi exposto, podemos apontar como principais vantagens: flexibilidade, escalabilidade, otimização de ambientes e dos times que fazem a gestão do serviço.
Evita investimentos “upfront” em equipamentos e licenciamentos on premise, além de possibilitar a contratação do serviço sob demanda.
A cloud pública está na internet, totalmente on-line, permitindo a mobilidade com acesso de qualquer dispositivo conectado. Isso, aliado a um arcabouço de segurança, garante compliance e os mecanismos mais modernos de proteção.
A escalabilidade, por sua vez, que deriva do aspecto da flexibilidade do sistema é outra vantagem da nuvem, já que ela é ajustável para os níveis de demanda que a empresa tiver ao longo do período.
Por fim, o gerenciamento na nuvem garante a alta performance e disponibilidade dos negócios, uma vez configurado corretamente. O que é ideal para administrar diversos tipos de serviços, aplicações e outros recursos que servem para melhorar a experiência de usuário do seu cliente.
Essas possibilidades dão um poder de maior de investimento naquilo que, de fato, interessa e contribui para o crescimento da empresa.
Por esses e outros benefícios que empresas, como Uber, Google, Amazon, Netflix, Airbnb e Spotify adotaram a cloud para melhorar a gestão e a oferta de seus serviços e produtos, e são algumas das empresas mais bem sucedidas no mundo. Além destas empresas, vemos diversas empresas nacionais seguindo o mesmo caminho.
Agora que você já conhece mais sobre como a nuvem otimiza a sua infraestrutura de TI, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre cloud em seu e-mail.