A Algar Tech foi destaque no Prêmio Executivo de TI do Ano, com a participação de Riemann César, CIO da empresa, que esteve entre os principais executivos de TI do ano.
Promovida pela IT Mídia desde 2001, a premiação identifica e homenageia os profissionais que se destacaram no mercado e usaram a tecnologia para alavancar as estratégias em suas empresas.
Nesta edição, a premiação reconheceu 32 executivos de todo o Brasil, que lideraram projetos de destaque no segmento em suas organizações. Os cases recebidos passam por uma análise do comitê avaliador, formado por consultores da PageGroup, ex-CIOs, professores e jornalistas da IT Mídia.
Com o projeto de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Riemann ficou entre os 3 principais executivos de tecnologia na categoria Cibersegurança.
O que é Cibersegurança e qual a relevância no mercado?
Cibersegurança é a prática de proteger ativos e informações das empresas, sejam computadores, sistemas ou servidores, de ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos.
No Brasil, em 2020 foram mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos, segundo levantamento da empresa de segurança Fortinet. Esse número representa mais de 20% dos casos da América Latina.
Ainda assim, o país está na 18ª posição no ranking Global de Segurança Cibernética 2020, disponibilizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada da ONU.
Ela é fundamental para impedir invasões ou roubos de dados que possam comprometer o funcionamento e posicionamento estratégico da organização.
O projeto da Algar Tech
Visando garantir os requisitos obrigatórios e legais, a adequação dos processos, capacitação e engajamento dos colaboradores e ampliação do escopo da segurança da informação e privacidade dos dados, em 2018, quando falou-se em Lei Geral de Proteção de Dados, a Algar Tech iniciou os estudos sobre o tema em 2018, com implantação a partir de 2019, de forma evolutiva.
Então, quando a lei entrou em vigor, em 2020, a Algar Tech já estava adequada e pronta para lidar com dados, em conformidade com a nova legislação.
Nos últimos 3 anos foram investidos cerca de R$20 milhões na adoção das melhores práticas e tecnologias dentro da LGPD, um investimento na evolução contínua dos processos internos, o que apenas reforça o quanto a Algar Tech é comprometida com a segurança dos dados dos clientes e está em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Os resultados
O projeto garantiu 100% dos associados com termo de consentimento e treinamento obrigatório realizado por mais de 20 mil pessoas, revisão de 100% dos contratos de clientes e fornecedores para adequação à LGPD, publicação do portal de consentimento e de tratativa de todos os direitos dos titulares no site da Algar Tech e implantação de suíte tecnológica para tratativa de dados pessoais.
O case é um exemplo de como a Algar Tech conecta pessoas e organizações de um jeito único, inovando e trazendo inteligência para entregar a melhor experiência para clientes e usuários de TI.
Ele impactou todas as camadas da empresa, revisando processos operacionais, treinamentos periódicos sobre privacidade, obrigatoriedade de consentimento sobre dados, avaliação sistemática de fornecedores e avaliações dos clientes sobre o aspecto de privacidade e segurança.
O que garantiu uma transformação positiva em todos aspectos envolvendo segurança, privacidade e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, colocando a Algar Tech como uma das empresas mais inovadoras do país.