Muitas empresas vêm adotando cloud computing para suportar o seu negócio. Apesar do contexto tecnológico ser promissor, o Gartner afirma que o uso de cloud nas empresas ainda é incipiente e pouco explorado por falta de conhecimento das potencialidades que um sistema de nuvem pode oferecer a empresa.
Diante disso, o presente texto busca apresentar as vantagens da adoção de cloud pública para gestão de serviços na nuvem e como as empresas podem realizar a jornada para a nuvem, mostrando seus benefícios e vantagens.
Sistemas de hospedagem: tradicional x nuvem
As plataformas em nuvem vêm aos poucos substituindo o hosting em tradicionais data centers, que ainda é o modelo de hospedagem mais utilizado pelas corporações. Um dos principais fatores que leva a essa migração é a praticidade, além do modelos de negócio que a nuvem oferece, como veremos em detalhe adiante.
Hosting
O sistema de hosting é definido pelo datacenter físico, que hospeda ativos, soluções de Ti, dados e aplicações do negócio. Normalmente, a empresa obtém essa infraestrutura em duas maneiras: de forma dedicada ou compartilhada.
Na modalidade dedicada, a infraestrutura é utilizada exclusivamente pela empresa contratante que fica com o controle total dos recursos disponíveis. Já a hospedagem compartilhada, como o nome sugere, permite que outras empresas compartilhem dos recursos disponíveis do serviço ou tecnologia contratada.
A principal desvantagem na contratação dos serviços de hosting em um DataCenter tradicional se dá devido ao tempo da contração e disponibilidade dos serviços, como: servidores, banda de internet, armazenamento; sendo muitas vezes realizado de forma manual, o que exige “aguardar” o provisionamento dessas infraestruturas.
A latente demanda do mercado de contratação de hosting, de forma sazonal e com prazos cada vez mais curtos, torna o DataCenter tradicional muitas vezes um espaço ocioso e de alto investimento tecnológico e, por isso, com baixo retorno sobre o investimento. Isso nos leva a perceber uma necessidade crescente de automação da infraestrutura.
Cloud
Já o modelo de computação na nuvem consiste em um sistema que não trabalha com apenas um servidor local. A hospedagem acontece de forma virtual e sob demanda. Ou seja, pode ser ampliada ou reduzida de acordo com a demanda do cliente e a empresa só paga o que consumir.
No mercado, existem modelos de cloud pública, privada e híbrida. As nuvens públicas normalmente são fornecidas por grandes empresas, comumente utilizadas por organizações que trabalham com IaaS (Infraestrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) ou Saas.
Já as nuvens privadas podem também ser chamadas de dedicadas por reunirem serviços e soluções exclusivas para determinado cliente, sem compartilhamento com os outros. Por fim, a nuvem híbrida reúne os dois modelos anteriores.
Qualquer que seja a sua modalidade, a cloud computing consiste em uma rede computacional distribuída e espalhada em regiões estratégicas. Por isso, ela pode ter ampla cobertura mundial, de forma a simplificar o acesso de serviços a clientes.
Isso significa que a estabilidade da infraestrutura é a mais garantida. Logo, se houver inoperância de uma das infraestruturas, até mesmo por instabilidade local, as demais mantêm as aplicações de negócio funcionando, não resultando em nenhum tipo de interrupção ou perda de serviço.
Vantagens da gestão de serviços em nuvem
As vantagens do uso da cloud na gestão de serviços perpassam pelas questões técnicas do armazenamento, processamento e demais infraestruturas de TI. Tão importante quanto, ou mais, elas também alcançam a cultura organizacional, uma vez que mudar o sistema de TI na empresa para um modelo cloud possibilita maior flexibilidade, agilidade e escalabilidade ao negócio, ocasionando mudanças significativas na forma de trabalho das pessoas.
Redução de custo com manutenção
Como já mencionado, uma vez que o processamento, dados, aplicações e demais ativos estejam na nuvem e não em um servidor físico local, não há necessidade de gasto com manutenção recorrente. Pois, trata-se de uma estrutura que pouco apresenta problema de natureza técnica para resolver. E, ainda que isso ocorra, a responsabilidade é da empresa fornecedora.
Economia com Infraestrutura
Da mesma forma, o gasto com infraestrutura torna-se mais direcionado e inteligente, pois as empresas provedoras de cloud costumam oferecer sistemas completos e flexíveis, que se adaptam à necessidade de cada empreendimento. E, havendo qualquer mudança, aumento ou redução de banda, o sistema se adequa à nova realidade da empresa com facilidade.
Modernização e melhor desempenho das aplicações
A cloud entrega aplicações de alto desempenho, podendo operar diversas funções e atividades, desde armazenamento de dados, como gestão de e-commerce, aplicações mobile, aplicações financeiras, entre outras possibilidades, com o tempo de resposta direcionado conforme a necessidade do cliente e do negócio.
TI mais próximo do negócio
Com a nuvem, o núcleo de TI da empresa se aproxima mais do negócio. Pois, a cloud simplifica serviços comuns da infraestrutura de TI ao prover soluções e recursos prontos para diversas atividades como armazenamento, atendimento, processamento, alta disponibilidade e configurações de plataformas já definidas etc.
Segurança de dados
Com a nuvem pública espalhada no globo, além de garantir estabilidade, torna o serviço de nuvem mais seguro de possíveis problemas externos, sejam eles climáticos bem como originados pela ação humana como, por exemplo, ataques cibernéticos.
Isso se deve ao fato da nuvem contar com diferentes funcionalidades criadas especialmente para proteger as informações de um negócio. Essa mesma segurança diminui também o risco de perda de informações, uma vez que vários servidores estão conectados armazenando a informação.
Como migrar do hosting para a nuvem
Inicialmente, é necessário considerar o custo que se tem atualmente com um serviço ou aplicação “tradicional”. Sabemos que, nos dias atuais, a limitação dos serviços tradicionais já não atende mais a boa parte das necessidades da rotina de empresas e negócios, seja por custo, velocidade ou flexibilidade. Caso essa seja uma realidade da sua empresa, está na hora de considerar a migração para a computação em nuvem.
O passo seguinte é selecionar uma empresa especializada em Cloud MSP que auxilie o seu negócio em sua jornada cloud e que possua expertise nas soluções da sua companhia.
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre gestão de serviços na nuvem, assine nossa newsletter abaixo. Vamos enviar novos artigos e materiais para ajudar na transformação digital da sua empresa.